Transtorno do Pânico

Transtorno ou Síndrome do Pânico, se caracteriza por ataques de ansiedade ou medo intensos e, geralmente, sem um fator desencadeante. Esses ataques fazem com que a pessoa acometida passe a sentir-se insegura e com receio de novas crises, levando-a a um isolamento social importante. Muitos adotam um comportamento evitativo, passando a esquivarem-se das situações e dos locais onde já apresentaram uma crise.

Sintomas:
  • Dor no peito ou desconforto
  • Tontura ou desmaio
  • Medo de morrer
  • Medo de perder o controle ou de uma tragédia iminente
  • Sensação de engasgar
  • Sentimentos de indiferença
  • Sensação de estar fora da realidade
  • Náuseas ou mal-estar estomacal
  • Dormência ou formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto
  • Palpitações, ritmo cardíaco acelerado ou taquicardia
  • Sensação de falta de ar ou sufocamento
  • Suor, calafrios ou ondas de calor
  • Tremores
Durante as crises, existe um sofrimento intenso, tanto físico quanto emocional. Muitos correm aos pronto-socorros, pois têm o que chamamos de sensação de morte iminente – acreditam mesmo que irão morrer.

A causa do transtorno é desconhecida e o tratamento é feito à base de medicamentos (antidepressivos e ansiolíticos) e psicoterapia.

Este tem sido um dos diagnósticos mais frequentes ultimamente e tem levado muitos pacientes ao afastamento de suas atividades ocupacionais.

Apesar de muito sofrido, o Transtorno do Pânico responde muito bem ao tratamento e, na maioria dos casos, em menos de 1 mês o paciente já está livre dos sintomas, devendo manter o uso do medicamento por um período de 6 meses a 1 ano ou a critério médico.

Leitura complementar:
Site do Dr. Dráuzio Varella: http://drauziovarella.com.br/letras/s/sindrome-do-panico/