A psiquiatria

 


 

A Psiquiatria é uma especialidade médica que trabalha com a prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de sofrimentos psíquicos, sejam eles de origem orgânica ou emocional, com manifestações leves, moderadas ou graves.


 Durante muitos anos, o psiquiatra foi visto como o "médico de loucos" e, ainda hoje, existe uma parcela da população que tem medo de buscar ajuda especializada devido a esse estigma (ah, mas eu não sou louco!) e acaba prolongando, desnecessariamente, seu sofrimento.

A psiquiatria cuida sim de casos mais graves, cujos portadores eram antigamente chamados de "loucos" ou "alienados", mas também engloba outros tipos de problemas, tais como: depressão, transtornos de ansiedade, transtornos do sono, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, transtorno bipolar, dependências químicas (álcool e drogas), demências (Alzheimer e outras), transtornos de personalidade, transtornos do stress, entre outros.

O tratamento baseia-se no uso de medicamentos chamados psicofármacos e, dependendo do caso, alia-se o remédio à psicoterapia, que pode ser feita com psiquiatra ou psicólogo. Nos casos mais graves, utilizamos internações em hospitais gerais ou psiquiátricos.

A eficácia do tratamento vai depender do uso correto da medicação por parte do paciente, da boa relação entre o médico, o paciente e os familiares, bem como de um diagnóstico preciso.

Nas páginas deste site, o leitor encontrará elucidações sobre diversas patologias mentais. Caso se identifique com alguma delas ou conheça alguém que possa estar passando por problemas semelhantes, busque ajuda imediatamente. Na maioria das cidades existem os ambulatórios de saúde mental e os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que atendem pelo SUS, bem como médicos psiquiatras na rede particular e de convênios. Informe-se em sua localidade.